A Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) possui três campi: em Araras, Sorocaba e, o principal, em São Carlos, que possui uma extensão de 65 ha - sendo 105 mil m2 construídos (cerca de 0,2% do espaço total) e uma ampla área arborizada para bem-estar de todos os milhares de estudantes que circulam todos os dias pelo campi.
Há uma diversidade de espécies lá implantadas, uma mescla de tropicais com algumas aciculifoliadas (típicas de locais onde as temperaturas são mais baixas) - ambas adaptam-se bem pois São Carlos possui um clima antagônico, em que há períodos de temperaturas altas, muito calor e chuvas, bem como, épocas de temperaturas bastante baixas e muito frio.
De uma forma geral, a Ufscar possui boa cobertura de vegetação, protegendo da incidência solar excessiva e deixando a paisagem mais bela e agradável. Os demais elementos paisagísticos, que não as plantas, também contribuem para melhorar o ambiente...
- os postes de iluminação recém instalados, em bom estado, a uma altura abaixo da copa das árvores (impedindo que a luz seja obscurecida pela mesma);
- há um grande número de bancos dispostos pelo campi, sempre cercados de plantas;
- assim como os bancos, as lixeiras estão sempre presentes a menos de 100 passos umas das outras, o que contribui para que haja quase 0 resíduos no chão.
Os únicos pontos negativos observados não são referentes ao arranjo paisagístico em si mas com relação a estrutura, muitas vias estão esburacadas e rachadas, talvez devido ao intenso trafego de ônibus que entram no campus, desfavorecendo o visual do lugar.
Outro aspecto incômodo é a quantidade folhas caídas pelas calçadas, devido ao período de chuvas pelo qual passava a cidade na época da visita (Março/2012) mas como se tratava de um sábado e, tendo em vista as formas de topiaria cuidadosamente mantidas, não sabe-se ao certo se há algum encarregado de fazer esse tipo de limpeza e nem se essas folhas foram eliminadas.
De maneira geral, as espécies vegetais implantadas no campi da Ufscar estão adequadas ao objetivo e ao local.
Mais fotos:
Duranta repens L. "Aurea" |
Cycas revoluta |
Cryptostegia grandiflora |
Plumbago auriculata |
Hibiscus rosa-sinensis L. |
Carludovia palmata |
Tradescantia pallida |
0 comentários:
Postar um comentário